Opção pessoal, livre e consciente, vivida em omunidade e projetada para a sociedade, mediante o testemunho e o compromisso, respeitando as crenças e as trajetórias singulares de cada ser humano.
Opção pessoal, livre e consciente, vivida em omunidade e projetada para a sociedade, mediante o testemunho e o compromisso, respeitando as crenças e as trajetórias singulares de cada ser humano.
Cordial das peculiaridades locais e nacionais, das gerações e dos grupos, com respeito à diversidade das pessoas e das situações.
Serena e profunda que brota da paz interior e do comportamento responsável, geradora de crescimento e amadurecimento saudáveis.
Que desperta e desenvolve o espírito de amor e de não violência, para que se trabalhe para a harmonia nas relações e na construção de um mundo justo e pacífico.
Com os que sofrem qualquer forma de pobreza ou injustiça social, na educação para a sensibilidade e compromisso com a causa dos pobres, afirmando a igualdade de todos diante de Deus, na construção da fraternidade universal.
Que reforçam o espírito de confiança na equipe, criam proximidade, fortalece vínculos entre leigos/as e religiosas com ganho de tempo e energia.
Para a “busca do que mais agrada a Deus”, com o emprego dos meios eficazes que ajudem a alcançar o maior conhecimento da realidade e uma consciência histórica mais viva.
Demonstrado na atitude dinâmica, aberta a uma contínua atualização do viver e do fazer, para melhor adaptar-se às necessidades dos /as educandos/as, na busca de melhor e maior serviço.
Para atitudes e métodos educativos favoráveis a uma aaprendizagem significativa, construtiva e funcional, adquirida não só sem excessiva fadiga, mas também com mais eficácia e prazer.
Feitas de igualdade e naturalidade para, sem autossuficiência e sem altivez, adaptar-se às pessoas e aos contextos mais necessitados.
Como comunidade convocada pela fé em Jesus; povo de Deus peregrino na fé e na esperança; presente no mundo, encarnada nas diversas culturas; comunidade de discípulos/ as e missionários/as; comprometida com a causa dos pobres.
Expressão de sensibilidade ecológica manifestada no respeito e no cuidado com a natureza e no uso racional e fraterno dos bens do planeta.