EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é cuidadosamente planejada para atender às necessidades e estágios de desenvolvimento das crianças, levando em consideração sua idade e o desenvolvimento da autonomia. Reconhecemos que cada criança é um ser único, com interesses e desejos próprios, capaz de interagir com o ambiente ao seu redor e buscar alcançar os objetivos propostos em cada etapa do processo de aprendizagem.
Nosso foco é no desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos motores, afetivos e sociais. Acreditamos que o contato próximo entre as crianças e os educadores é fundamental para criar um ambiente de aprendizado significativo. Valorizamos a importância do brincar como parte essencial do processo educativo, conduzindo as crianças de forma lúdica para suas descobertas cognitivas, afetivas e sociais.
Entendemos que a brincadeira é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da linguagem oral, escrita e matemática. Por isso, nosso currículo é estruturado em fases, garantindo uma progressão contínua e uma integração harmoniosa entre as diferentes áreas de conhecimento.
Na nossa abordagem, priorizamos a continuidade vertical do aprendizado, para garantir que cada criança avance em seu próprio ritmo, ao mesmo tempo em que promovemos a integração horizontal, estimulando a conexão entre os diversos aspectos do conhecimento. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade, que prepare as crianças para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, de forma criativa, crítica e solidária.

ÁREAS DE ESTÍMULO:  

  • Comunicação, expressão e socialização;
  • Pensamento operacional concreto;
  • Valores e atividades psicomotoras;
  • Desenvolvimento afetivo – emocional;
  • Compromisso com o Evangelho;
  • Saúde e nutrição;
  • Brincadeiras;
  • Convivência;
  • Participação;
  • Exploração;
  • Autoconhecimento;
  • Expressão;
  •  

A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.


Na Educação Infantil aqui da Obra Social Nossa Senhora de Fátima, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes o educar e o cuidar, bem como o brincar e o interagir. As crianças têm muito a aprender. Suas aprendizagens devem se apoiar nos direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer. Todos eles emergem dos princípios éticos, estéticos e políticos expressos nas DCNEI (BRASIL, 2010, p.16) que devem pautar as propostas pedagógicas para a Educação Infantil.
1- Éticos, no sentido de proporcionar o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente, às diferentes culturas, identidade e singularidades;
2- Políticos, voltados para o exercício da cidadania e para o respeito à democracia e aos direitos de cidadania;
3- Estéticos, para desenvolver a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a liberdade de expressão nas diversas manifestações culturais e artísticas.
Esses princípios engendram os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, de acordo a BNCC (BRASIL, 2017):
1- Conviver democraticamente com outras crianças e adultos, relacionando-se e partilhando distintas situações, de modo a utilizar diferentes linguagens, ampliar o conhecimento de si e do outro, bem como o respeito em relação à natureza, à cultura e às diferenças entre as pessoas;
2- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (criança e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;3-Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
4-Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
5-Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
6-Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, emergem os cinco campos de experiência, a saber: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Ainda de acordo com a BNCC, os campos de experiências “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017,p38).
A partir deste entendimento, a Educação Infantil tem como atribuição instigar a criança a conhecer o mundo ao valorizar o conhecimento de cada uma em suas ações/atitudes de organização das ideias para conviver em sociedade. Assim, os pequenos vão se apropriando da cultura que a humanidade criou ao longo da história e, por meio das linguagens organizadas por campos de experiências, leem e internalizam o mundo ao seu redor, fazendo uso dessas linguagens como ferramentas para a compreensão do mundo e produção de novos significados.

Explorando a Estrutura Moderna da Nossa Escola

Na nossa escola, a estrutura é mais do que um simples conjunto de salas de aula. É um ambiente dinâmico e estimulante, projetado para proporcionar experiências educacionais enriquecedoras e inspiradoras. Vamos explorar cada aspecto que torna a nossa escola um lugar tão especial.

Salas de Aula Modernas e Completas

Nas nossas salas de aula, a modernidade e a funcionalidade se unem para criar um ambiente propício ao aprendizado. Equipadas com estantes repletas de livros que alimentam a curiosidade dos nossos alunos, brinquedos pedagógicos que incentivam a criatividade e o desenvolvimento cognitivo, quadros brancos que se tornam o palco para as mais diversas explorações e descobertas, e mesas personalizadas e coloridas que tornam o ambiente mais acolhedor e alegre.

Além disso, a integração da tecnologia é uma realidade em nossas salas de aula. TV com acesso à internet proporciona recursos multimídias que enriquecem as aulas e conectam os alunos com o vasto mundo de conhecimento disponível online.

Espaços de Recreação e Lazer

Entendemos a importância do brincar e do movimento na Educação Infantil, por isso investimos em dois parques de areia, onde as crianças podem explorar, criar e socializar enquanto se divertem. Com uma variedade de brinquedos disponíveis, cada espaço se torna um convite para a imaginação e a aventura.

Além dos parques, nosso quiosque para atividades ao ar livre oferece um espaço versátil para aulas práticas, dinâmicas em grupo e momentos de interação com a natureza.

Pátio Amplo e Arejado: Palco de Diversas Atividades

Nosso pátio é mais do que um espaço de passagem. É um ambiente amplo e bem arejado que serve como palco para uma variedade de atividades educativas e recreativas. Aqui, os alunos têm espaço para se movimentar, respirar ar fresco e explorar novas formas de aprendizado.

O pátio da nossa escola é o lugar onde a criatividade ganha vida. É aqui que realizamos diversos teatros, onde os alunos podem expressar suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação e trabalhar em colaboração para criar performances memoráveis.
Além dos teatros, o pátio é também o cenário perfeito para uma infinidade de brincadeiras e jogos ao ar livre. Com espaço de sobra para correr, pular e brincar, nossos alunos desfrutam de momentos de diversão e descontração que contribuem para o seu bem-estar físico e emocional.

Em resumo, o pátio da nossa escola é um espaço multifuncional que enriquece a experiência de aprendizado dos nossos alunos, proporcionando oportunidades de expressão criativa, interação social e diversão ao ar livre.

Esporte e Formação Coletiva

A prática esportiva é valorizada em nossa escola, e para isso contamos com uma quadra esportiva onde os alunos podem desenvolver habilidades motoras, aprender sobre trabalho em equipe e cultivar hábitos saudáveis de vida.

E quando se trata de formação coletiva, nosso salão é o ambiente ideal para palestras, workshops e atividades que promovem a integração entre alunos, professores e pais. É aqui que celebramos conquistas, aprendemos juntos e fortalecemos os laços que nos unem como comunidade escolar.

Sala Google: Conectando Aprendizado e Tecnologia

Um dos nossos espaços mais inovadores é a Sala Google. Totalmente personalizada com as cores vibrantes e inspiradoras da Google, este ambiente é um convite para a exploração digital. Equipada com tablets e TV com acesso à internet, a Sala Google é o lugar onde os alunos podem mergulhar em um mundo de possibilidades, utilizando ferramentas tecnológicas para pesquisar, criar e colaborar de forma criativa e eficaz.

Em suma, a estrutura da nossa Escola não se limita a paredes e mobiliário. É um reflexo do nosso compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento dos nossos alunos e a constante busca pela excelência. Aqui, cada espaço é uma oportunidade de aprender, crescer e se inspirar.

A Importância das Irmãs Filhas de Jesus e o Ambiente Acolhedor da Nossa Escola

No coração pulsante de nossa comunidade escolar reside uma força espiritual que transcende os limites do ensino convencional. Essa força é personificada nas Irmãs Filhas de Jesus, cuja presença é um farol de luz, guia e inspiração para todos nós. Sua dedicação incansável à educação e à espiritualidade moldou não apenas mentes, mas também corações, deixando uma marca indelével em nossa jornada educacional.

A presença das Irmãs na escola não se limita apenas às salas de aula. Seus passos reverberam pelos corredores, seus sorrisos iluminam os cantos mais escuros e suas bênçãos abençoam cada aluno, professor e membro da equipe. Sua missão transcende a mera transmissão de conhecimento; elas são guardiãs da espiritualidade, mostrando-nos o caminho para uma vida plena de significado e propósito.

Além da influência espiritual das Irmãs, nossa escola é abençoada com um ambiente que reflete o cuidado e o zelo de todos os colaboradores. Nosso espaço arborizado é mais do que apenas uma paisagem; é um santuário de calma e contemplação, onde os alunos podem se conectar com a natureza e encontrar renovação para suas almas.

Cada árvore, cada flor, cada pedaço de grama é um testemunho do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e com o bem-estar de nossa comunidade. É um lembrete constante de que somos guardiões da Terra, incumbidos de proteger e nutrir a beleza que nos cerca.

A união entre a espiritualidade das Irmãs Filhas de Jesus e o ambiente acolhedor de nossa escola cria um espaço onde o aprendizado vai além das páginas dos livros. É um lugar onde os valores são vividos e as lições mais importantes são aquelas que não podem ser ensinadas, mas sim vivenciadas.

Que possamos honrar o legado das Irmãs Filhas de Jesus e cuidar com amor e dedicação do nosso ambiente escolar, garantindo que cada geração futura possa colher os frutos dessa herança espiritual e ambiental.

Uma Instituição que se planeja em cada detalhe

HORÁRIO DAS AULAS

A Educação Infantil funciona nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, nos horários das 07h às 11h15min e das 13h às 17h15min.

ANO LETIVO 2024

Informações Gerais, Listas de Materiais e Calendário: (38) 3213-6066 e (38) 99126-0028

UNIFORMES

O uso do uniforme é obrigatório para todas as faixas etárias. Para a Educação Infantil, a escola pede que todas as peças tenham o nome e sobrenome da criança escritos com caneta para tecidos (inclusive as peças extras, como agasalhos). Isso facilita a identificação no caso de o aluno esquecer alguma peça nas dependências da escola.

O uniforme completo compõe-se de:

Camiseta da Educação Infantil
Bermuda azul
Calça comprida azul
Tênis
Agasalho da escola

O uniforme pode ser adquirido na:

Obra Social Nossa Senhora de Fátima
Av. Neco Delfino, 363/399 – Delfino Magalhães, Montes Claros – MG, 39402-181
Fone: (38) 3213-6066 e (38) 99126-0028